Cristiano Limitada  

Cristiano Limitada Cristiano Limitada

Cristiano Limitada
Cristiano Limitada
Cristiano Limitada
Cristiano Limitada
Cristiano Limitada
Cristiano Limitada

Criada em 14 de Maio de 1927, na Vila da Madalena, esta empresa de transporte automóvel foi a primeira da Ilha do Pico e veio substituir os tradicionais carrões, puxados por parelhas de muares, das várias cocheiras que a partir daquela Vila estabeleciam ligação com o Cais do Pico e Lajes do Pico.

 

Cristiano Limitada
Com duas camionetas ao serviço das carreiras diárias destinadas a passageiros e mala do correio, que saindo da sede iam pernoitar nas duas outras Vilas, possuindo igualmente alguns carros ligeiros de aluguer, cedo se notabilizou pela novidade e pelos proveitos auferidos.
Cristiano Limitada
Logo se estabeleceu na mesma Vila outra sociedade congénere, percorrendo em competição os mesmos circuitos. Para as distinguir, o povo as baptizou de “companhia velha” e “companhia nova”, sendo que a mais recente não vingou.
A Cristiano, Lda. passou a trabalhar com quatro camionetas e um número crescente de carros ligeiros de aluguer, instalados estes nas três Vilas. Abertas estradas a completar a volta à ilha, apareceu outra empresa, a 2 de Julho de 1942, com base nas Lajes do Pico, a ligar esta Vila com a freguesia da Piedade no extremo leste da Ilha, alargando mais tarde o seu raio de acção, ligando o Cais do Pico àquela mesma freguesia.
Cristiano Limitada
Em Janeiro de 1990 a Cristiano, Lda. comprou à firma Edmundo Machado Ávila & Filhos, Lda. as concessões das carreiras que esta detinha, bem como toda a sua frota adstrita às mesmas, e uma garagem, passando a ser a única empresa concessionária de carreiras públicas na Ilha do Pico.
A sua actual frota, que inclui alguns modernos autocarros de Turismo, compõe-se de 27 unidades, afectas às carreiras bidiárias que unem o Pico de ponta a ponta, em conexão com as viagens marítimas entre esta Ilha e o Faial, aos transportes escolares e às excursões internas ou de forasteiros. Tem sede própria, em novas instalações que incluem escritórios oficina e garagem de recolha na Vila da Madalena, e tem também garagem na Ribeirinha e armazém nas Lajes do Pico.

Cristiano Limitada Cristiano Limitada Cristiano Limitada Cristiano Limitada
Cristiano Limitada
Graças ao investimento que vem sendo realizado, especialmente na última década, com vista à sua modernização, a Cristiano, Lda. é hoje uma empresa dotada de instalações e frota que lhe permitem ter capacidade de responder a todas as necessidades da Ilha do Pico, no domínio do transporte rodoviário colectivo de passageiros.
Cristiano Limitada

Cristiano Limitada
Desembarque em 1970 de um autocarro para a Empresa Cristiano Lda. no Porto da Areia Larga. O autocarro vinha de fora, era descarregado no Porto da Horta onde ficava a aguardar por vezes meses a sua transferencia para o Pico. Em dia de mar "chão" vinha no batelão Lusitânia (propriedade da Bensaude) a até ao portinho da Areia Larga e com maré exactamente no ponto favorável era descarregado ao moderno estilo "roll-on roll-off.
Cristiano Limitada
iPub